Com média de 20 novos casos de Covid por dia, MS fecha semana com isolamento social em estado crítico

Da Redação


Com uma média de 20 novos casos confirmados por dia e três óbitos por Covid-19 no decorrer dos dias úteis desta semana, Mato Grosso do Sul continua com ruas movimentadas e baixo isolamento social. Na sexta-feira (15) o mapeamento registrou taxa de distanciamento de 37,1%, a menor para a semana de 11 a 15 de maio.

O comportamento, que se compara ao período pré pandemia quando o percentual de pessoas que já permaneciam em casa normalmente variava entre 24% a 36%, preocupa autoridades estaduais de saúde que diariamente apontam o distanciamento social e o uso de máscaras como única medida capaz de frear a velocidade do contágio do vírus.  

Nos municípios do interior do Estado os índices para esta sexta variam entre 27,5% e 60,6%. Os menores índices foram registrados em Aral Moreira (27,5%), Pedro Gomes (28,8%), Costa Rica (31,8%), Iguatemi (31,9%) e Coxim (32,9%). As taxas mais altas para o dia foram mapeadas nas cidades de Paranhos (60,6%), Rio Negro (51,7%), Taquarussu (50%), Novo Horizonte do Sul (48,8%) e Guia Lopes da Laguna (47,2%).

Campo Grande fechou a sexta-feira com taxa de isolamento em 36,4%, a menor para o mês, que até o momento teve os maiores índices registrados no feriado do trabalhador e no primeiro domingo de maio. As regiões da Capital com maiores movimentações para o dia foram: Núcleo Industrial (13,6%), Rita Vieira (16,7%), Vila Popular (25%), Zé Pereira (25,7%) e Maria Aparecida Pedrossian (25,5%).

O ranking geral das cidades mapeadas pela In Loco pode ser conferido aqui.

 Isolamento social registrado para a Capital durante o mês - Foto: Reprodução

Coronavírus em números

Com presença confirmada em Mato Grosso do Sul desde 14 de março, a Covid-19 já atinge 36 dos 79 municípios do Estado, confirmando os alertas constantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a preocupação com a interiorização dos casos.  

Neste sábado (16) a SES anunciou mais uma morte, e 29 novos casos para as últimas 24 horas, sendo este o maior número de casos confirmados para um só dia. O boletim epidemiológico da Covid-19 em Mato Grosso do Sul agora conta com 508 confirmados, 15 óbitos e 148 casos em investigação, ou seja, aguardando análise e liberação de exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS).

Durante apresentação dos dados atualizados deste sábado, o secretário de saúde, Geraldo Resende chamou atenção dos municípios, em especial os da região sudoeste, para reforçarem as medidas preventivas de contágio. “Ao continuar nesse patamar de 6% ao dia, nós poderemos daqui a 7 ou 10 dias, duplicar o número de casos que hoje chega a 508 casos. Essa duplicação vai fazer com que haja casos críticos, principalmente de pacientes que vão demandar o uso de leitos de UTIs”, destacou em tom de preocupação. As informações são da Subsecretaria de Comunicação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!